terça-feira, abril 13

Eita povo fanático


Eu adoro falar das manias estranhas holandesas, mas tem uma que é praticamente uma doença, um fanatismo, uma coidelouco, que é… o jardim!

Nessa época do ano a holandesada está franticamente limpando, plantando, arrumando, seus jardins. A indústria "jardinística" está para a Holanda como a indústria da obesidade pros EUA, é impressionante o tanto de profissionais e de produtos que existem pro jardim.

Precisamos fazer nosso jardim do zero, e é uma novela! Se você quer matinho tem que chamar o hoovenier, profissão que eu acho que nem existe no Brasil e eu não sei como traduzir ( na antiga casa no BR a gente chamou o djapa da feira ), se você quer calçamento / piso, tem que chamar a empresa de bestratingen ou straten maker ( empresa de calçamento e calçador ), mas se você quiser um puuuuta jardim cheio de trique-triques, chama o tuin architect ( arquiteto de jardim, que eu acho que no Brasil é o paisagista ). E é claro, a gama de produtos faça-você-mesmo é de deixar qualquer um pasmo.

Ontem o cara da empresa de calçamento veio fazer uma cotação, e nós escolhemos essa empresa porque eles também oferecem serviços adicionais, e o número coisas que você tem que escolher é assustadora! Piso de pedra, de cerâmica, de tijolinhos, ou mato? Ou meio-a-meio? O que você vai colocar sobre o piso ( churrasqueira de pedra, móveis, capotinha ), pra decidir que fundação fazer ( areia ou lage ). Vai ter iluminação (puxa cabos à prova d'água )? Vai ter fontinha ( cabos )? Vai ter laguinho ( putz, meio mundo tem laguinho, isso quando você não compra a casa com o laguinho e aterra porque é um trabalho do cão )? Vai ter um tetinho fixo ou capotinha ( toldo ) retrátil? Você vai plantar árvores, quais, onde bate sol? Você vai ter móveis ( à prova d'água ou tem teto? )? Você vai ter churrasqueira elétrica ( tomada )? Você vai ter lareira de jardim ou aquecedor "à céu aberto" elétrico ( mais tomada )? Você quer que a gente enriqueça o solo pra você ( adubo é caro e pesado )?

Gente, meu pobre jardinzinho tem 95 mt2, mas é tanta coisa pra decidir que parece que é um palácio. E agora estamos esperando a tal cotação, nossa estimativa, prum jardim simples, com 40 mt de piso e 50 mt de gramado, duas tomadas, é de 8 mil euros. Só de mão de obra vai, fácil fácil, mais de 3 mil ( duas pessoas, uma semana, a 40 eurecas por hora cada ).

E porque a gente não faz nós mesmos? Porque é preciso talento e costas muito forteeeenhas pra fazer um jardim com piso você mesmo, e não temos nem um nem outro.

Vamos torcer pra não ser tão caro e o marido concordar em embarcar nessa, porque falassério, matagal detrás de casa ninguém merece!



Propaganda do Hovenier



O showroom da empresa de bestratingen ( calçamento )



O laguinho



Loja que vende fontezinha



A tal lareira de jardim



Telhadinho de vidro ( esse é o típico jardim dos sonhos do holandês, tem telhadinho, lago, grama, piso, móvel, lareira de jardim, tudo tá aí! )



Loja de móveis, seção de mesas, milhares de mesas...



E o móvel de jardim bunda, todo mundo tem ( menos eu )



Churrasqueira pra usar carvão ( tem umas lindas de metal cheia de botões, mas só dá pra usar gás, e é um fiofó pra limpar )



Iluminação ( eu amo, mas é caaaaro )



Capotinha ( coidepobre, eu tinha na outra casa, desbota, se chove tem que fechar senão a armação entorta, se venta parece que vai voar )



Agora entendeu porque um jardim aqui pode custar mais que um apartamento no Brasil?

7 comentários:

Mary disse...

Que luxo!

Anita disse...

Uai, o meu ficou bem bacana e paguei so pelo instalacao do piso. Ja tinha um chale, que repintamos e compramos todas as plantas (todas "winterhard") e uma mesona de granito da melhor qualidade com base em ferro trabalhado. Vamos deixar para investir mais no futuro, em uma outra casa. Pra quem tem crianca ou planeja ter acho laguinho um perigo, cruzes !!!

Marcia disse...

Não gosto de laguinho, acho perigoso para quem tem filhos ( ou para as crianças dos outros).
Mas jardins bonitos como os ingleses, nunca vi em lugar nenhum. Se bem que os holandeses são mais chiques nos acessórios.
Mas eu só teria um jardim se pudesse pagar pela manutenção. Detesto mexer com planta, detesto cortar grama!

vcdarcie disse...

uau, mas vc esta querendo um jardim chiquerrimo!!! coideriko...lol

Marilia disse...

A Jardinagem é uma arte, é terapeutico também.
Ter um jardim grande é maravilhoso, eu moro em apartamento e não tenho nem uma jarineira de janela, ou na sacada. O que tenho são algumas plantas na bancada da área de serviço, para quando eu vou colocar as roupas sujas na máquina, ou estender as roupas limpas no varal, de vez em quando eu olhar paras as violetas do jarrinho e pensar, que lindas....
Agora se voce vai gastar uma fortuna ou não, aí já são outros quinhentos...
Lindos os jardins que voce fotografou.

Camila disse...

Aqui, quem nao tem jardim, aluga ou compra um. Existem clubes de jardinagem, áreas que sao divididas em lotes menores e cada um cultiva o que quer. Ou nao, já que como tudo por aqui, devem existir regras tb...
O que eu nao gosto é da aparência de favela, já que existem as casinhas pra guardar ferramentas e algumas delas sao muuuuito simples, parecendo barracos.
Recentemente fomos levar um casal de brasileiros ao aeroporto e passamos por um desses - eles tb acharam que era uma favelinha!

brazilianflora disse...

engraçado o texto e informativo